top of page
365198833_10220410820335339_6404648866221593825_n.jpg

O Psicólogo Marciano Inocente (CRP: 12/17023) realiza atendimentos de crianças, adolescentes, adultos e idosos, de modo presencial e online, buscando proporcionar uma melhoria na qualidade de vida por meio da abordagem Cognitivo Comportamental utilizada em consultório como também à domicílio de maneira individual e grupal, por intermédio de dinâmicas e atividades com música entre outras do gênero artístico bem como a terapia de casais de modo particular e por meio de convênios, sendo que toda assistência é efetuada com horário marcado.

Psicoterapia

Psicoterapia

A psicoterapia pode ser compreendida como o método utilizado para a resolução dos problemas psíquicos como também a busca de um autoconhecimento, cujo tratamento é realizado em consultório. É de extrema importância o cuidado com a saúde mental, sendo que é a mente a responsável pelos comandos de todo o nosso corpo. Em nosso cotidiano muitos conflitos e dificuldades estão presentes, contribuindo para um desgaste cognitivo em que é necessário em muitas ocasiões a ajuda de um profissional da Psicologia. Uma vez que estamos com a nossa saúde mental em dia tudo à nossa volta se torna melhor. É papel do psicólogo contribuir para um alívio e uma busca por uma melhoria na qualidade de vida do indivíduo.

photomania-087c9718c95da894ec2be7ab6c0d62a3.jpg
Conceitos

Conceitos

Insegurança

​

A insegurança é um sentimento que causa desconforto perante uma determinada situação. Anexada a ela pode estar os sentimentos de medo e ansiedade. É a incerteza do domínio de uma teoria e/ou prática que coloca em práxis um desafio. O fato de uma pessoa não ser aceita em um ambiente e/ou Grupo pode gerar este sentimento como também a crença de não ser amado, aceito ou até mesmo de acreditar ser inferior ou inútil, ocasionando muitas vezes a incapacidade de realizar algo. A insegurança pode ser considerada como algo normal devido a inúmeros desafios impostos pelo mundo em que vivemos. O controle sobre este sentimento pode se dar por meio de um autoconhecimento, a realização de uma tarefa por vez, a exclusão do pensamento sobre o pensamento alheio e também a prática de uma ação em que a habilidade da mesma crescerá lhe proporcionando confiança e consequentemente uma diminuição deste sentimento denominado insegurança.

Trauma

​

O trauma pode surgir após uma danificação ser causada na mente decorrente de um evento angustiante em que uma grande quantidade de estresse se faz presente na situação excedendo a capacidade de enfrentamento, colocando em práxis todas as emoções do indivíduo. Sentimentos como insegurança, medo, ansiedade e tensão podem estar presentes solidificando de modo geral estas emoções concretizando como resultado final o trauma. Após o surgimento de um trauma a pessoa encontra uma determinada dificuldade de vivenciar uma vida normal, sendo que um obstáculo ocasionou o impedimento desta normalidade em seu cotidiano. Para que um trauma possa ser superado, há necessidade de que o mesmo seja esquecido ou amortecido em consequência do preenchimento de um outro fator. Muitas são as vezes em que se necessita da ajuda de um profissional da psicologia. É papel do psicólogo contribuir para um alívio e uma busca por uma melhoria na qualidade de vida do indivíduo. Atividades como a dramatização, dinâmicas de grupo, atividades com música entre outras do gênero artístico podem contribuir de maneira significativa para o tratamento de traumas.

Pandemia

​

A palavra pandemia pode ser compreendida como uma epidemia de doença em que há alto risco de infecção que se espalha com muita facilidade entre indivíduos. Conforme a OMS Organização Mundial de Saúde, uma pandemia pode começar quando três condições se fazem presentes: • Quando ocorre o aparecimento de uma nova doença na população e esta vai se desenvolvendo e avançando pelo mundo. • Quando o agente infecta humanos podendo causar uma doença séria. • Quando o agente espalha-se com facilidade e de maneira sustentável entre humanos. Se tratando de aspectos psicológicos, pode ser marcante a presença dos sintomas de tédio, ansiedade, estresse, medo, tensão, irritabilidade, estado confusional e também à possibilidade de um estresse pós-traumático. É muito importante os cuidados com relação à saúde fisiológica, mas também se faz necessário uma atenção elevada quanto à dimensão psicológica, sendo que nossa mente conduz o nosso corpo é sendo assim é de extrema importância o cuidado com a mesma. Para que tais sintomas possam ser controlados e manejado é de extrema importância a realização de atividades diversificadas. Práticas como: Ler um livro, escutar música, exercitar a mente por meio de jogos, realizar atividades físicas, entre outras semelhantes podem contribuir para uma diminuição destes sintomas. Outro cuidado para que se possa manter a tranquilidade frente à um problema mundial é a busca por informações em fontes seguras. Muitos são os casos em que devido a uma gama de insegurança e ansiedade surge um sentimento de desespero, ocasionando o aparecimento de uma tensão. É de extrema importância manter o positivismo diante de um sentimento generalizado que se refere à insegurança como também possivelmente o medo.

Sofrimento

 

O sofrimento pode ser compreendido como um sentimento que surge em um determinado momento contribuindo para que o indivíduo perca de certa forma a sua vitalidade em conformidade com a circunstância atual em sua vida. O sofrimento é primordial para o ser humano pelo fato de nele o mesmo poder obter resiliência e esta consequentemente dar a sua contribuição a um amadurecimento intelectual. O sofrimento de certa forma pode contribuir para um fortalecimento pelo fato de após ser vivenciado auxiliar na aquisição de uma nova experiência com a qual lhe proporcionará um determinado preparo para a experiência seguinte. O sofrimento em muitas ocasiões é inevitável, porém o mesmo pode contribuir para um crescimento pessoal. Atividades que podem contribuir para a diminuição de um determinado sofrimento são a escuta e prática musical, passeios em lugares harmoniosos como, por exemplo em meio à natureza, a proximidade com animais, o convívio com pessoas próximas e/ou íntimas entre outras semelhantes.

Liderança

 

A liderança pode ser compreendida como a arte de influenciar pessoas fazendo com que as mesmas Sigam o mesmo procedimento de forma natural. O líder não é aquele que manda, mas o que motiva as pessoas a fazerem o que é melhor para o grupo e ele faz dando exemplos próprios de suas próprias atitudes, pois sabe-se que a melhor maneira de ensinar e Influenciar é dando bons exemplos, com isso, tudo tem que começar pelo líder. A liderança é um lugar de destaque, portanto, qualquer deslize que aconteça por mais pequeno que seja pode contribuir para que o grupo não consiga se desenvolver de maneira saudável ou satisfatória. O líder é o espelho do grupo, o modelo a ser seguido e por isso, o mesmo deve possuir as características de alguém que apresente uma conduta considerada pela maioria como sendo a correta, sabendo que naturalmente haverá discórdia no grupo por parte de algum integrante, mas que este ou estes sejam a minoria. Muitos desejam liderar e se colocar como vitrine, mas pagar o preço, assumindo responsabilidades, buscando conhecimento e renunciando a si mesmos são poucos. O líder não é aquele que faz suas vontades, mas o que realiza ações que beneficiam todo o grupo. A liderança não é um cargo e sim um posicionamento em que este Exige uma Total disposição para a realização de ações consideradas como sendo boas, corretas, admiráveis e influenciadoras. O bom Líder forma líderes maiores e melhores que ele e este não possui sentimento de inveja, orgulho, ódio e não lhe falta caráter, moral, como também o respeito. Ser líder é se colocar a frente de uma determinada situação levando o grupo consigo. Um líder não se faz do dia para noite, Pois para tanto, há a necessidade de uma boa quantia de preparo. Não há líder se o conhecimento não estiver presente, pois como você pode direcionar se não se sabe para onde vai? Ou onde quer chegar? Ou ainda saber como chegar? Se você que está lendo este texto deseja ser um líder, comece hoje mesmo a se preparar. Como você pode ser um líder? muito simples: Leia livros, coloque suas ideias no papel, crie suas próprias estratégias, não se baseie em experiências alheias mas nas suas, não dê ouvidos ao negativismo e nunca Aceite o não como resposta! O não consigo, o não posso, o não devo, o não acredito, etc...

Ansiedade

 

A ansiedade pode ser compreendida como um desejo imensurável de vivenciar o futuro, esquecendo muitas vezes do presente. Sentimentos como impaciência, impulsividade, irritabilidade, tensão, preocupação, medo e desespero podem estar presentes caracterizando a ansiedade. Para que a ansiedade possa ser controlada é necessário que haja uma distração, levando tal situação ao esquecimento para que possa surgir uma diminuição deste sintoma que bloqueia em muitas ocasiões as ações do indivíduo. Atividades como a prática e escuta musical, passeios em meio a lugares naturais, bem como a aproximação de animais podem contribuir para um alívio da ansiedade.

Depressão

 

A depressão pode ser compreendida como um acúmulo de tristeza permanente em que vai se solidificando e de certa forma dificultando a retirada deste sintoma. A depressão pode surgir devido a muitos fatores que contribui para um enfrentamento em que o indivíduo se encontra despreparado e em situação vulnerável. Sintomas como, tristeza, tédio, irritabilidade, ansiedade, agonia e tensão pode contribuir para o surgimento da depressão. Práticas como a escuta musical, leitura, esportes, jogos recreativos, passeios em ambientes naturais e a proximidade com animais, como também a proximidade de pessoas consideradas como íntimas pode contribuir para a diminuição da depressão. 

Envelhecimento

 

O envelhecimento pode ser compreendido como uma transição pertencente ao ciclo vital do ser humano em que o processo da renovação celular perde consideravelmente a capacidade de multiplicação, ocorrendo consequentemente mudanças perceptíveis na estrutura fisiológica como também na dimensão psicológica. As transformações ocorridas devido ao fenômeno do envelhecimento contribuem para uma alteração significativa na conduta do ser humano, podendo potencializar um determinado isolamento e com isso, alguns sentimentos podem estar presentes, tais como a irritabilidade, tristeza, tédio, ansiedade, medo, tensão, acentuando as características da personalidade do indivíduo, propiciando a rigidez, o egocentrismo, a avareza, o dogmatismo, o autoritarismo, entre outras características presentes nessa fase. Para que o indivíduo possa obter uma qualidade de vida maior nessa fase é de extrema importância o recebimento de afeto, atenção e distração por meio de atividades que podem amenizar a intensidade de alterações de cunho psicológico. Estas práticas podem ser: A escuta musical, passeios em ar livre, aproximação de animais e da natureza, a proximidade de pessoas consideradas como íntimas, passeios em lugares diferentes, formação de novas amizades, diálogos, entre outras semelhantes.

Bullying

 

O Bullying é um termo de origem inglesa que quando traduzido para o português recebe o significado de tirano, brigão ou valentão e pode ser compreendido como práticas ofensivas e violentas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivo ou razão contra alguém, propiciando constrangimento, sentimento de inferioridade, insegurança, medo, tensão, ansiedade, trauma, entre outros semelhantes. É praticado geralmente com pessoas que não conseguem se defender e/ou entender os motivos de tais atos. As vítimas temem o agressor devido à sua aparência física, como também a sua maneira de agir, sendo que suas atitudes podem ser realizadas em todos os lugares, podendo gerar consequências consideradas como devastadoras. Para que as ações de bullying possam se extinguir ou diminuir, algumas práticas podem ser realizadas, tais como: O diálogo e orientação, proporcionando uma mudança de hábito de tais atitudes, psicodrama, reflexão com relação à empatia e dinâmicas de grupo.

Esquizofrenia

 

A Esquizofrenia pode ser compreendida como um transtorno psiquiátrico que afeta a mente do indivíduo de tal maneira que impossibilita o mesmo de ter uma vida normal. As características desta doença crônica são marcantes e perceptíveis e se dão por meio das alterações no modo de pensar, ver, ouvir, sentir, expressar e comunicar, havendo um determinado isolamento social e perda do total interesse em todas as atividades. Entre as doenças psiquiátricas existentes, a Esquizofrenia é considerada  como uma das mais graves e desafiadoras, pelo fato de não haver cura e de ser desconhecida a sua causa. Na maioria das vezes, se inicia entre o fim da adolescência e começo da vida adulta, progredindo gradativamente a ponto de o indivíduo perder a total noção do que é real e do que não é, tendo delírios, alucinações, fala perturbada, comportamento descontrolado e desorganizado, não conseguindo se conter em muitos momentos. Portadores de Esquizofrenia possuem em determinados momentos visões e escuta fictícia com relação à pessoas e objetos, apresentando em várias situações uma sensação de estarem sendo perseguidos e por perderem de certa forma a consciência possuem uma conduta negligente  e uma aparência desleixada. Para que a Esquizofrenia possa ser controlada é importante a realização de um tratamento medicamentoso anexado à uma terapia psicossocial.

TDAH

 

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, conhecido também pela sua abreviação TDAH pode ser compreendido como um distúrbio neuro comportamental que se inicia na infância, podendo persistir na vida adulta em que suas características marcam presença na dificuldade em prestar atenção, na realização de atividades lúdicas, ou seja, as que proporcionam prazer e divertimento e também no descuido em práticas escolares e/ou profissionais, propiciando grande probabilidade de ocasionar erros. Essas características marcam presença também na dificuldade em escutar e obedecer quando alguém lhe dirige a palavra, deixando atividades incompletas e desorganizadas, contribuindo no esquecimento das mesmas, sendo facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa proposta. Crianças portadoras de TDAH demonstram resistência com relação às participações de atividades, evitando evidentemente as que exigem esforço mental constante e se comportam de maneira agitada o tempo todo, movimentando as mãos e os pés desordenadamente e mexendo-se na cadeira, abandonando-a em sala de aula em diversos momentos e utilizam grande parte do seu tempo para correr e escalar demasiadamente em circunstâncias das quais não há apropriação. Para que se possa ter um determinado manejo com relação aos portadores de TDAH é importante lembrar de que as regras, como também as atividades realizadas devem ser breves, precisas e claras, podendo muitas vezes transformar essas tarefas em jogos lúdicos, tomando nota dos pontos mais importantes de cada conteúdo.

Suicídio

 

O suicídio pode ser compreendido como uma ação realizada do próprio indivíduo contra a sua vida. Este fenômeno ocorre divido a muitos fatores que podem estar envolvidos, tais como: Depressão, divórcio, dependência de álcool e/ou outras drogas psicoativas, luto enfrentado pela perda do cônjuge ou um ente considerado como íntimo, transtornos similares à Esquizofrenia, Bipolar, Personalidade, entre outros. A decisão pelo suicídio é tomada frente a um determinado sofrimento em que o indivíduo se encontra e que perde de certa forma a vitalidade, não conseguindo se controlar. Em muitas ocasiões, familiares das vítimas acometidas pelo suicídio não conseguem compreender o motivo por tal ação realizada pelo seu ente. Estudos apontam o suicídio como uma causa de morte em que o índice é considerado elevado, sendo que na maioria dos casos são realizados por pessoas do sexo masculino. O isolamento pode ser, em muitas circunstâncias, um sinal de que algo não está bem, deixando vestígios da probabilidade de um evento inesperado acontecer. Para que um suicídio possa ser evitado é importante uma atenção especial para a mudança de comportamentos. Esses comportamentos podem se dar de diversas formas, sendo que um dele está no pensar e/ou falar demasiadamente em morte e/ou suicídio, como também o isolamento constante. É de extrema importância o acolhimento anexado à demonstrações de afeto e valorização, isento de julgamento, como também diálogos e reflexões com relação à importância desta pessoa para a sua família. A música pode também ser uma forte aliada, contribuindo positivamente na melhoria da qualidade de vida de pessoas propensas a cometerem suicídio.

Sono

 

O sono pode ser compreendido como um estado fisiológico complexo e de extrema importância, pertencente ao ciclo vital dos seres humanos em que é caraterizado pela presença da atenuação da vigília, contribuindo para um declínio da atenção, na qual, a energia mental e fisiológica diminui de maneira significativa. É necessário e inevitável que o ser humano passe por esse estado de relaxamento, pois suas energias necessitam ser repostas, para que a qualidade de sua saúde mental e fisiológica sejam satisfatórias. O sono é dividido em duas fases, o sono REM e o sono NREM, sendo que o sono REM possui apenas uma fase, enquanto o sono NREM possui quatro fases que são: 1) A transição que ocorre entre estar acordado e dormindo; 2) O sono mais leve em que a temperatura e o ritmo cardíaco, como também respiratório diminuem; 3) O início do sono profundo; 4) Sono profundo em que ocorre a liberação de hormônios ligados ao crescimento e recuperação de células e órgãos. O sono REM é caracterizado pela intensa atividade cerebral, sendo que nessa fase é que ocorre os sonhos, a fixação da memória e o descanso profundo.

Narcolepsia

 

O ser humano é constituído por sistemas, o quais formam um organismo e se tratando de sistema, não se pode esquecer daquele que é responsável pela garantia da proteção do nosso corpo, o sistema imunológico que, pode também ser chamado como sistema imune. Ele age como uma barreira de proteção contra todas substâncias e patógenos considerados como estranhos. O organismo presente no corpo deste ser tão complexo denominado ser humano é realmente fantástico, mas se tratando de imunidade, podemos mencionar um distúrbio cerebral, do qual pode ser compreendido como crônico e autoimune, a Narcolepsia. A causa deste distúrbio é a perda de um determinado grupo de células que estão localizadas no Hipotálamo e este pode ser encontrado na região do encéfalo que é responsável por regular parte do metabolismo. As células presentes no Hipotálamo morrem de uma maneira precoce, deixando de reproduzir um neurotransmissor denominado Hipocretina. Este neurotransmissor é o responsável por manter o ser humano acordado. A Narcolepsia não tem cura, mas pode ser tratada por meio de medicamento, dos quais contribuirão para regular os níveis da Hipocretina, também conhecida como Orexina. Os portadores de Narcolepsia se tornam limitados diante de inúmeras circunstâncias, porém, é possível manter uma vida considerada como normal. Pessoas portadoras deste distúrbio podem ser vistas como preguiçosas pelas demais, por elas não conhecerem este determinado problema. Mas é de extrema importância compartilhar o conhecimento deste distúrbio com as demais pessoas, para que as mesmas possam compreender e ficarem cientes, caso esses ataques de sonolência possam ocorrer em determinados momentos.

Autismo

 

Condição é uma palavra que pode ser compreendida como um conjunto de fatores atuantes, dos quais, são contribuintes para resultar na natureza ou qualidade de algo ou alguém. São circunstâncias determinantes para a formação do caráter ou a existência de um fenômeno, um fato etc. De uma forma bem sucinta, esta pode ser uma compreensão aceitável deste conceito. Se tratando de condições, elas podem, em muitas ocasiões, determinar a conduta de um ser humano, governando a modificação de determinados comportamentos, dos quais, podem ser considerados pela sociedade como anormais. Transtornos são ações de efeito negativo decorrentes de alterações imprevistas ocorridas mediante as circunstâncias e fatores envolvidos em um processo. Quando a palavra Transtorno é mencionada, normalmente um pensamento relacionado, de certa forma, com saúde vem em mente. Um transtorno que vem sido estudado de uma maneira significativa denomina-se TEA, ou seja, Transtorno do Espectro Autista, mais conhecido como Autismo. O TEA é compreendido como espectro por possuir uma variação de sintomas e manifestações, como também intensidades diferentes. É uma condição multifatorial, da qual, estão envolvidos fatores genéticos e ambientais. Essas alterações genéticas podem ocorrer tanto nos pais, como também nos espermatozoides, óvulos e/ou aleatoriamente  nas células do próprio embrião em desenvolvimento, favorecendo o aparecimento do autismo. Quando se trata dos fatores ambientais, os mesmos agem sobre estes fatores, em especial, os epigenéticos, contribuindo nessa expressão anormal de genes na sinápse. Entre as variações relacionadas ao TEA, o autismo clássico se refere ao autismo não verbal e se faz necessário saber que no final do primeiro ano de vida, crianças autistas não respondem quando são chamadas pelo nome. Outros contribuintes para o aparecimento do autismo são: Medicamentos, drogas, álcool, entre outros semelhantes e pode-se ter a absoluta ciência de que vacinas não causam autismo, informação cientificamente comprovada. Crianças autistas ao serem observadas em suas brincadeiras, são vistas como, crianças que brincam de maneira diferenciada como, por exemplo, um menino autista ao brincar com um determinado carrinho, este não brinca, conforme as demais crianças, ou seja, empurrando o carrinho, mas sim, gira as rodinhas do mesmo para ficar observando. O surgimento do autismo de dá mais em crianças do sexo masculino pelo fato destes possuírem o cromosso X, enquanto crianças do sexo oposto possuem o cromossomo XX e nesta ocorrência um X equilibra o outro diminuindo as chances do aparecimento deste transtorno. O desenvolvimento do autismo se dá por meio do neurodesenvolvimento e sendo assim é classificado pelo DSM V como Transtorno do Neurodesenvolvimento. O autismo é um problema que pode ser encontrado nas regiões cerebrais denominadas; Cerebelo, Córtex cerebral, Amígdala, Hipocampo e Corpo caloso em que muitas comorbidades se fazem presentes, tais como, comprometimento intelectual, epilepsia, síndromes genéticas, transtornos psiquiátricos, como também ansiedade e depressão, sendo estas contribuintes para um difícil diagnóstico e tratamento. Alguns medicamentos podem ser recomendados por médicos para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como autismo, mas, a psicoterapia anexada aos demais possíveis tratamentos também é de extrema importância para que o indivíduo possa obter uma melhoria na sua qualidade de vida, como também na qualidade de sua saúde mental. Todo o conteúdo compartilhado aqui é apenas uma sucinta apresentação do conceito do autismo, sua origem e formas de tratamento de maneira objetiva para uma melhor compreensão de você leitor. Existem muitas pesquisas, como demais conteúdos científicos, dos quais apresentam de uma maneira explicativa e mais aprofundada este transtorno, o autismo.

Metafísica

 

Os seres humanos vivem em um mundo, do qual, está rodeado de perguntas, muitas delas, sem respostas ou com respostas incertas e/ou duvidosas. A busca pela verdade é algo constante, ainda mais quando se vive em um mundo tão ilusório, um verdadeiro faz de conta. Muitas pessoas se deixam levar pela aquisição de informações do senso comum das quais não existem comprovações que possam provar um resultado final verídico. A manipulação é aceita por muitos indivíduos, dos quais, não procuram pela verdade. Aceitam como verídicas, informações provindas de pessoas pra pessoas e que, consequentemente vão passando para outras, dando  sequência a um leque de informações distorcidas em que a mentira, em muitos casos, se faz presente. Quando se fala de verdade, logo em mente surge a palavra Filosofia que, esta é composta por duas outras palavras de origem grega: Filos, que significa amor e/ou amizade, e Sofia, que pode ser traduzida como sabedoria ou conhecimento, ou seja, quem busca por conhecimento, de certa forma, procura pela verdade. Para que a verdade possa, de fato, ser encontrada, é preciso, de certo modo, ascender para além das circunstâncias e das aparências que são apresentadas no cotidiano. A Metafísica é uma especialidade da Filosofia que busca conhecer a essência de todas as coisas, buscando um significado para as mesmas. Por meio de observações, questionamentos e pesquisas, procura respostas concretas de maneira intensa para poder explicar o mundo e o funcionamento do mesmo. Este nome provém do grego, em que, (metà) possui um significado de, depois de ou além de tudo, enquanto [physis] significa natureza ou física e traduzida, pode ser compreendida como “O que está para além da física”. Para o senso comum, é uma matéria compreendida como algo inacessível, abstrato, muito misterioso, ou seja, muito além do que possamos imaginar. É a busca minuciosa pelos significados, no intuito do encontro de um sentido para algo ou para um determinado acontecimento. O próprio nome nos remete a pensar em algo distante, pois meta, nos direciona para pensarmos em alvo e física está, de certa forma, relacionada com matéria, então, meta, mais física é igual à algo distante que desejo trazer para perto de modo concretizado. Então, a Psicologia que pode ser compreendida como “O estudo da alma” anexada à Metafísica que pode ser compreendida como “O que está para além da física” que, de uma forma didática pode ser compreendida também como o estudo da essência de todas as coisas, formam uma combinação perfeita, pois compreender o ser humano mais o significado de todas as coisas, contribui para um avanço significativo para que se possa obter respostas, das quais, anteriormente seria, de certo modo, impossível.

Sedução

 

A vida é um jogo no qual o ser humano vive em busca de algo ou alguém para si o tempo todo no intuito de se satisfazer, podendo sentir uma extrema necessidade de pertencer a uma pessoa e/ou um determinado lugar, como também uma família. Para que o mesmo possa se identificar é preciso se encontrar consigo mesmo, em meio a disputa que ocorre dentro de si entre ele e o seu eu.

Esse encontro pode ser considerado como o mais difícil entre todos pelo fato de o mesmo estar envolvido em seus conflitos internos na busca por uma fuga para obter alívio e ao mesmo tempo o encontro do equilíbrio. Em muitos momentos é atraído por ilusões que o faz criar expectativas, podendo contribuir para o surgimento de novos conflitos resultando em possíveis desilusões, tendo como resultado final uma perda considerável da vitalidade. Nessa disputa propiciada pela vida, a luta mais violenta do universo em que o ser humano luta consigo mesmo na maior parte do tempo e em consequência das circunstâncias, com os demais também, na procura da sobrevivência, é preciso colocar em prática muitas estratégias para se sobrepor, obtendo vantagens, se destacando e avançando com relação aos outros para conseguir o que almeja. Dentre todas estratégias, há uma denominada sedução que, possui, de certa forma, um teor aparentemente mal, pela possibilidade de envolver a ilusão para atração, colocando em prática uma ação com um objetivo praticamente estabelecido. Todas as habilidades que o ser humano necessita e/ou possui são ou foram adquiridas ao longo de sua trajetória por meio de experiências vivenciadas por ele mesmo, constituídas de vitórias e derrotas, levando-o à deliberadas conclusões das quais se solidificam em um aprendizado. O contato físico com outros indivíduos é praticamente inevitável a partir do momento em que nascemos e ao crescermos continuamos, de certa forma, a nos envolvermos com os demais. É no contato com o outro que conhecemos a nós mesmos por intermédio da comparação do que o outro é e do que somos. Os passos da sedução podem ser divididos em quatro etapas, sendo a primeira o autoconhecimento e controle das próprias emoções como também o investimento na sua imagem, pois a primeira impressão é a que pode permanecer, contribuindo de modo positivo ou negativo para uma certa aproximação, como também um afastamento, não esquecendo que, a aceitação de si mesmo pode contribuir positivamente neste processo. Ao falar do segundo passo, este se trata da empatia anexada à humildade e gentileza, fatores pertencentes às práticas dos bons costumes, dos quais causam uma admiração e apreciação. Tratar as pessoas de modo ao que desejamos receber em troca, pode favorecer de maneira significativa no resultado final. O terceiro passo é se impor a criar relacionamentos por intermédio de olhares, aproximações e diálogos com pessoas, cativando-as e tratando-as de modo recíproco, quando bem tratado, mas de modo contrário quando o tratamento não corresponder ao que se espera. O quarto e último passo, mas não mais importante, corresponde ao ato de dizer tudo o que o outro deseja ouvir, elogiando-o e proporcionando satisfação, como uma sensação de prazer e, de certa forma, desejo de permanecer, pois sabe-se que o ser humano é alimentado por tudo o que ouve e por tudo o que vê. É importante saber que o comportamento deve ser de modo à causar admiração no outro, lembrando que, o orgulho não faz parte desse jogo. Trate todos de modo igual, até mesmo seus inimigos, pois colhemos o que plantamos por meio do trabalho realizado pelo universo em favor do que pensamos e falamos, mas também, do modo como agimos, lembrando que, toda ação pode causar uma reação. Ser simples é fundamental, mas é preciso ressaltar que a simplicidade não é sinônimo de relaxamento. Se manter visivelmente de acordo com o que pode ser considerado como padrão de estética, acompanhada de uma excelente higiene, são hábitos fundamentais para despertar no outro o interesse em conhecer mais de sua essência. Não se pode esquecer de algo tão importante e ao mesmo tempo fundamental como a educação que, esta é uma chave de ouro, muito considerada por todas as pessoas e em todos lugares por se tratar de métodos eficazes na contribuição de uma evolução intelectual e moral constituídas na conduta humana. Estes complementos finais estão envolvidos nessas quatro etapas, pois quando se fala de empatia, refere-se a se colocar no lugar do outro, podendo estar presente o desejo de receber em troca o que foi colocado em prática. Os quatro passos acompanhados do cavalheirismo entre os seres humanos, fator que pode se apresentar na empatia, bem como na gentileza, faz toda a diferença contribuindo para de fato obter o sucesso nos relacionamentos, principalmente nos amorosos e compromissados. Quando se fala em sedução, uma característica presente na mesma que nos remete a pensar no próprio significado da palavra denomina-se “Charme”, fator dominante em grande parte dos relacionamentos. Algo que pode ser inato e/ou adquirido, pois se trata de uma determinada habilidade que controla possíveis circunstâncias, podendo direcionar para objetivos opostos do que se esperava alcançar. O ser humano pode ser seduzido por aquilo que cativa, que deseja de maneira ardente, podendo o levar à ruína, pois a sedução pode ser algo perigoso e controlador que domina totalmente ou em grande parte determinadas atitudes do homem. Ao ouvir tudo o que se deseja, pode ocorrer uma escolha, uma total entrega, concluindo como um tiro certeiro no alvo obtendo vitória do que se buscava alcançar.

Personagem

 

Quando o ser humano vive em função de outra pessoa ou conforme o desejo alheio, este, apenas interpreta de maneira cotidiana um mero personagem, pois deixa de viver para apenas existir. É normal, em famílias tradicionais, em que, a criação é realizada de maneira considerada, de certo modo, como rígida, os pais decidirem pelos filhos, o que realmente desejam, impondo, em muitas ocasiões, a conclusão de algo não desejado por eles. O encontro mais difícil que um ser humano pode ter, é quando ele se encontra consigo mesmo e em muitos casos, este encontro pode não acontecer. Com a forte influência dos pais, se tratando de uma cultura em que a educação pode ser considerada pela sociedade como rígida, este encontro se torna mais difícil, havendo a probabilidade de não ocorrer, devido ao medo de, o procedimento do mesmo ocorrer de uma forma diferente daquela que, de certo modo, a família considera como sendo a ideal ou a mais correta entre todas. É preciso o ser humano se libertar desse tal personagem, do qual, pode ser um contribuinte do seu sofrimento.

Essência

 

A essência de um ser humano pode ser compreendida como a parte principal do seu ser, ou seja, é o que define o mesmo como tal. As experiências vivenciadas por ele, são contribuintes para a formação do seu caráter, moral, ética e as práticas consideradas como boas e/ou corretas pela sociedade, de modo geral ou por grande parte dela. Todas características mencionadas aqui que, de certa forma, são vistas como auxiliadoras para a formação da personalidade deste ser tão complexo e tão imaturo diante muitas situações, são pertencentes à sua essência. Só é possível conhecer um ser humano, quando o mesmo permite que o conheçam, caso contrário, será sempre um personagem, do qual, acreditamos conhecer, quando na verdade somos iludidos por nós mesmos por acreditar em algo que nós mesmos desejamos acreditar. Da vida só se leva uma certeza, que não sabemos nada ou pouco sabemos, podendo ser comparado à nada, pois somos eternos aprendizes e a cada aprendizado, tudo se modifica. As coisas ruins são melhores do que as boas, se tratando desta vida, pois, as mesmas contribuem para uma meditação, nos levando a um grau de maturidade considerável, contribuindo para uma reflexão de que, as coisas podem nunca ser como desejamos que elas sejam e que, é preciso estarmos preparados para isso, pois, caso contrário, a frustração pode ser de uma grandeza, da qual, podemos perder a total motivação, chegando à beira da ruína. Procure ser feliz sozinho! É difícil? Bem, como tudo na vida tem um depende, neste caso, pode ocorrer de modo semelhante, como também, diferente e isto dependerá do ângulo que se vê, mas de uma coisa pode-se ter certeza, se nós não nos amarmos, dificilmente alguém nos amará, de modo que, este mundo, de certa forma, é individualista, em que, os habitantes do mesmo não se preocupam uns com os outros, mas é preciso compreender de que, a nossa grandeza está integrada em nosso ser, ou seja, em nossa essência, e com isso, podemos chegar à uma conclusão de que ninguém é melhor do que ninguém e que podemos ser melhores do que nós mesmos em determinados momentos. O nosso maior inimigo não pode ser ninguém mais, a não ser, nós mesmos, assim, como também, podemos ser o nosso melhor amigo.

Amor próprio

 

O amor é a base de todas as coisas, pois onde ele está todas as coisas valem a pena, porém se não estiver presente são inúteis todas elas e se tratando de amor, é preciso que ele esteja dentro de cada um, para que cada um possa amar, sendo que, as pessoas só podem dar o que tem e, se tratando de escolhas como, por exemplo, o amor, só se pode escolher amar quando se está preparado para isso, pois se uma reflexão for realizada com relação ao amor, o mesmo pode ser compreendido como sinônimo de sofrimento pelo fato de quando se ama, o ser humano sofre pelo outro ao ponto de realizar ações, das quais jamais realizaria se não estivesse amando. É necessário ter amor próprio para que se possa amar o outro, pois como mencionado anteriormente só se pode dar o que se tem, lembrando que o amor nunca foi e nunca será um sentimento e sim uma escolha, da qual a pessoa se entrega completamente de corpo, alma e espírito, assumindo todos os riscos de uma determinada situação. Quando se fala de amor próprio, é interessante refletir sobre três perguntas que são: Quem é a pessoa mais importante da sua vida? E o momento mais importante da sua vida? E qual é a sua missão aqui na terra? Está difícil responder essas perguntas? Vou lhe ajudar, respondendo para você, para que você possa realizar uma reflexão e, de certa forma, chegar à uma determinada conclusão de tudo o que está sendo compartilhado aqui neste conteúdo. Ninguém na sua vida pode ser mais importante do que você mesmo, sendo que, as coisas mais importantes na sua vida só você pode realizar como, por exemplo, no momento de uma determinada necessidade de trabalho, a qual, você precisará passar por uma entrevista e consequentemente por um teste, essa entrevista só poderá ser realizada por você mesmo. Outro exemplo, pode ser percebido quando, há a obrigatoriedade de uma determinada assinatura em que só você poderá realizar, como também, o exemplo de conquistar um determinado nível intelectual, comprovado por um título de uma profissão, adquirindo assim um diploma. Para consegui-lo, só você poderá se submeter à um esforço desgastante para conseguir a vitória. Amor próprio, é o que todo ser humano necessita ter antes de escolher amar outra pessoa, até, porque se, escolher amar sem possuir a escolha de se importar consigo mesmo e se aceitar como tal não conseguirá se importar com o outro por estar em um momento em que lhe falta o que deseja proporcionar, pois se não possui energias suficientes para lutar por si próprio, como irá conseguir lutar pelo outro? O amor próprio é a escolha de se assumir como tal e viver em busca de lutar por si, buscando sempre uma melhoria em sua qualidade de vida, de sua saúde mental, espiritual e psicológica. É preciso viver e não apenas existir, sendo que em todo esse procedimento pode conter erros que fazem parte de toda a trajetória, mas que contribuem para que possa ser analisado chegando à uma determinada conclusão do que é correto e do que não é. É preciso o ser humano ser protagonista de sua própria história, sem se importar com opiniões alheias, sendo que elas não irão alterar a sua maneira de ser, a não ser que, o próprio indivíduo queira mudar, como também não irá inferiorizar que você realmente é.

O ser humano

 

Compreendendo o ser humano como um todo, é perceptível que sabemos muito pouco, ou nada, do mesmo. O ser humano é complexo por natureza e o encontro consigo mesmo é o ponto crucial para que se possa prosseguir. Ele está em constante transformação e se desenvolve consideravelmente dia após dia. O ser humano é ser espiritual vivenciando uma experiência humana aqui na terra e o seu sofrimento o faz crescer de maneira imensurável, evoluindo a cada experiência e, quanto mais envelhece, maior é o seu valor, se tornando equivalente a uma fonte de conhecimento e sabedoria. No momento que o mesmo reconhece que muito pouco, ou nada, sabe, demonstra plausivelmente que é sábio e grande o suficiente para reconhecer que é muito pequeno. Jamais alguém saberá tudo, pois o tudo, mesmo soando como finito, pode ser compreendido como infinito, pelo simples fato de coisas novas surgirem o tempo inteiro no universo em que estamos inseridos. Sabemos que o ser humano é limitado, este deve ser respeitado em suas limitações, sendo que respeito é sinônimo de limite. Em suma, o ser humano é semelhante a um simples canal que recebe e passa o tempo inteiro tudo o que aprendeu, contribuindo, de certa forma, para a produção de um determnado conhecimento.

youtube-48.png
Obra científica

Obra científica

CAPA-PaixaoAmorTempo-BAIXA-12X18-191021.jpg

Marciano Inocente aborda, nesta obra, vários temas ligados à essência do ser humano, no intuito de contribuir para uma mescla de sentimentos, pensamentos e ideias, dentro de uma linguagem poética, com base científica.

Música

Música

A música tem o poder de transportar as pessoas para lugares distantes enquanto a ouvem, e quando estão em contato com ela podem esquecer todas as tristezas, os problemas e todo o sofrimento que estão passando, pois ela provoca mudanças positivas, favorece uma melhoria na qualidade de vida e, assim também, é utilizada como estratégia de inclusão em diferentes contextos.

A música marca presença em todos os lugares!

​

  • Na natureza, por meio do balançar das árvores, do canto dos pássaros, do som das águas que emergem em meio às florestas e dos animais que nelas existem, como também do som do vento.

  • Nas escolas, quando os hinos são tocados, bem como, na utilização dela para a socialização e aprendizagem dos alunos.

  • Nos teatros, cinemas e propagandas, dando emoção em cada insinuação realizada.

  • Nos shows, eventos e concertos enriquecendo a cultura local.

  • Nos esportes, por meio dos hinos dos clubes e/ou times, como também seleções e da torcida anexada às mesmas.

  • Nos hospitais, sendo utilizada como um dos medicamentos mais importantes para a prevenção e cura de doenças.

  • Nas lojas, shoppings, supermercados, entre outros estabelecimentos, contribuindo para que o ambiente se torne agradável.

  • Nos momentos mais sublimes e alegres como, por exemplo, um casamento, uma formatura ou um aniversário, proporcionando emoção e encantamento à todos presentes, como também nos mais tristes e/ou violentos como, por exemplo, um luto ou uma guerra, propiciando conforto e esperança, amenizando a dor e o sofrimento.

  • Dentro do carro, ônibus, avião, trem, navio, entre outros meios de transporte, distraindo e alegrando a viagem, tornando-a mais emocionante.

  • Está em nossas palavras e no som de cada movimento, no começo, meio e fim, em cada matéria, planeta e em todo universo.

Solos Instrumentais

Músicas Cantadas

Contato

Contato

20191205043048.jpg

(047) 9 9755-2944 | Brusque - SC    |     Email: marcianoinocente@hotmail.com

bottom of page